quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O Último Templário - Trecho


" - Sei  que  é  fácil  pôr  a  culpa  por  todos  os  conflitos  de  nossa história na política e na cobiça e, é claro, elas desempenham um  papel... mas na  base  de  tudo,  a  religião  sempre  foi  o  combustível  que manteve acesas as fornalhas da intolerância e do ódio. E ela impede que nós nos aproximemos das coisas melhores, mas, principalmente, que aceitemos a verdade sobre em quem nos transformamos, que abracemos tudo o que a ciência  nos  ensinou  e  continua  a  nos  ensinar,  e  que  nos  forcemos  a  nos tornar  responsáveis  por  nossas  próprias  ações.  Estes  homens  e mulheres primitivos das tribos, há milhares de anos, estavam apavorados, precisavam da religião para tentar entender os mistérios da vida e da morte, para aceitar os  caprichos  das  doenças,  das  condições  climáticas,  das  colheitas imprevisíveis e dos desastres naturais. Não precisamos mais disso. Podemos pegar  um  celular  e  falar  com  alguém  do outro  lado  do  planeta.  Podemos colocar em Marte um carro dirigido por controle remoto. Podemos criar vida em proveta. E poderíamos fazer muito mais. Está na hora de nos libertar das antigas superstições, enfrentar quem realmente somos e nos conformarmos que  nos  transformamos  naquilo  que  alguém  há apenas  cem  anos consideraria um Deus. Precisamos aceitar aquilo que somos capazes de fazer e não depender de alguma força misteriosa vinda de cima que descerá do céu e endireitará as coisas para nós."

4 comentários:

  1. Você concorda com tudo tudo?

    (Juh)

    ResponderExcluir
  2. Com quase tudo. As outras, o tempo ta fazendo com que eu concorde com elas também.

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que eu não gosto é "debater" sobre religião... porque raramente a pessoa muda de opinião, e o assunto vira uma discussão interminável. -.-

    Mas na minha opinião, a vida não tem muito... sentido, se não existir alguma "força misteriosa vinda de cima" que vai além da compreensão humana, por mais irônico e contraditório que isso pareça...

    (Juh)

    ResponderExcluir
  4. a vida nao tem sentido porque na verdade ela é uma ilusão. A gente inventa a propria "vida". interpreta ela da forma que nós queremos. Tudo na verdade são "consequencias" de interações entre partículas minimas. Parece meio confuso, mas por exemplo:
    um computador trabalha com pulsos elétricos. tem pulso, não tem pulso. a partir disso a gente consegue somar, subtrair, multiplicar, dividir e fazer operações lógicas. a partir disso a gente ja desenvolveu inumeros programas com interfaces gráficas de alta resolução, definição e muitas cores. Programas que são capazes de interpretar centenas de dados de forma muito mais eficiente que nosso cérebro. e já conseguimos desenvolver programas que "aprendem", como as redes neurais. num futuro proximo, os computadores farão coisas muito mais incriveis, e imaginem a cara de incrédulos quando dissermos que essas coisas incriveis vem de: "tem pulso, não tem pulso". Nós fazemos coisas incríveis, interpretamos a nossa realidade, aprendemos, pensamos... mas toda essa complexidade vem de coisas "minimas", e não de coisas "máximas". E é isso que nós não compreendemos (ainda) Ainda estamos longe de entender essa lógica, e por isso ela parece aleatória, e na verdade, de certa forma, é. Nós não somos tão diferentes assim de uma planta, por exemplo. Ao mesmo tempo, do mesmo modo que conseguimos direcionar pulsos eletricos para criar uma cidade no the sims, alguem pode ter direcionado essas minimas para criar a nossa realidade, não tem como negar exatamente isso, assim como não tem como afirmar.
    o meu ponto é: "Acredite no que quiser, na verdade não faz diferença nenhuma". Mas existem estudos que comprovam que pessoas religiosas são em geral menos tolerantes e tem menos compaixão do que pessoas não religiosas. isso é FATO.

    ResponderExcluir